O Stress encolhe seu cérebro!

http://comunica3.com.br/coaching/wp-content/uploads/2016/01/cerebro-encolhido-peq.jpgNós todos sabemos que viver sob condições estressantes acarretam consequências emocionais, e também físicas, graves. Se isso é tão claro, então, por que temos tanta dificuldade em tomar medidas para reduzir nossos níveis de estresse e melhorar nossas vidas?

Pesquisadores da Universidade de Yale encontraram uma resposta a isso, finalmente. Eles descobriram que o stress reduz o volume de massa cinzenta em áreas do cérebro responsáveis pelo autocontrole!

Cria-se portanto um círculo vicioso, uma vez que ao sofrer de estresse fica mais difícil de lidar com o stress futuro, porque diminui a nossa capacidade para assumir o domínio da situação, gerenciar o stress e manter as coisas sob controle.

Mas não desanime. Não é impossível  reduzir nossos níveis de stress; na verdade só precisamos fazer da gestão de stress uma prioridade mais alta se quisermos reverter esse efeito. Quanto mais cedo você começar a gerir o seu stress de forma eficaz, mais fácil será impedir que o stress inesperado cause danos no futuro.

“A maior arma contra o stress é a nossa capacidade de escolher um pensamento ao invés de outro.”   William James

Felizmente, a plasticidade do cérebro lhe permite moldar, alterar e reconstruir áreas danificadas se você praticar novos comportamentos. Então, a implementação de técnicas, de aliviar o stress, saudáveis pode treinar seu cérebro para lidar com o estresse de forma mais eficaz, e diminuir a probabilidade de efeitos nocivos no futuro.

Aqui estão sete estratégias para ajudá-lo a corrigir o seu cérebro e manter o estresse sob controle:

Diga não

Uma pesquisa conduzida na Universidade da Califórnia, San Francisco, mostra que a maior dificuldade que você tem para dizer não, influi diretamente no aumento do estresse, esgotamento, e até mesmo depressão. Dizer não é realmente um grande desafio para muitas pessoas. “Não” é uma palavra poderosa que você não deve ter medo de dizer. Quando é hora de dizer não, evite frases como “eu não acho que eu posso” ou “eu não estou certo.” Dizer não a um novo compromisso honra seus compromissos existentes e dá-lhe a oportunidade de cumpri-los com sucesso.

Desconecte-se

A tecnologia permite a comunicação constante e cria a expectativa (quase obrigação) de que você deve estar disponível 24/7 (24 horas / 7 dias por semana). É extremamente difícil conseguir desfrutar um momento livre de estresse fora do trabalho, quando chega um e-mail que vai alterar todo seu comportamento e pensamentos, e o fará pensar que mais trabalho poderá cair a qualquer momento em seu colo, vindo pelo telefone celular.

Ter tempo “normal” fora do trabalho ajuda  a manter o estresse sob controle e a  viver melhor o momento. Quando você se torna disponível para o seu trabalho no sistema 24/7, você se expõe a uma carga constante constante de agentes causadores de estresse. Obrigando-se a permanecer “off-line”, sem acesso pelo seu telefone, dá ao seu corpo e mente, uma pausa. Estudos têm mostrado que algo tão simples como “esquecer de ver sua caixa de emails” no fim de semana pode reduzir os níveis de estresse.

Se afastar-se da comunicação relacionada ao trabalho durante as noites da semana é um desafio muito grande, escolha blocos de tempo em que você vai cortar seu elo com ligações e emails de trabalho e ficar “offline”. Você vai se surpreender com o quão refrescante essas quebras são, e como ajudam a reduzir o stress, provocando uma recarga mental durante a semana.

Comece devagar, para habituar-se e para que os outros se habituem a seu novo procedimento. Pequenos intervalos de tempo que podem ser gradualmente aumentados até atingir o nível desejado.

 

Neutralizar pessoas tóxicas

Lidar com pessoas difíceis é frustrante, cansativo, e muito estressante para a maioria. Você pode controlar suas interações com pessoas tóxicas, mantendo seus sentimentos à parte. Quando você precisar enfrentar uma pessoa tóxica, aborde a situação racionalmente. Identifique suas próprias emoções e não permita que a raiva ou frustração ajudem a alimentar essa relação caótica. Além disso, considere o assunto sob o ponto de vista e perspectiva da pessoa difícil, para que você possa encontrar soluções e um terreno comum que torne o relacionamento mais equilibrado e menos árduo. Limite ao mínimo o contato com pessoas assim, tire-as da sua vida, tanto quanto possível.

 

Não guardar rancor

As emoções negativas que vêm com a retenção do rancor são na verdade uma resposta ao estresse. Só de pensar sobre o assunto, seu corpo entra numa espécie de “modo” luta ou fuga. Isso é um mecanismo de sobrevivência que o obriga a se levantar e lutar, ou correr para longe quando confrontado com uma ameaça. Quando a ameaça é iminente, esta reação é essencial para a sua sobrevivência, mas quando a ameaça é coisa antiga,  o estresse causa estragos em seu corpo e pode ter consequências devastadoras na sua saúde ao longo do tempo. Pesquisadores da Universidade Emory demonstraram que o alto nível de estresse contribui para a pressão arterial alta e doenças cardíacas. Guardar rancor significa que você está guardando stress, e as pessoas emocionalmente inteligentes sabem que devem evitar isso a todo o custo. Deixar de lado um rancor  faz você se sentir melhor agora e também melhora a sua saúde, ao longo do tempo.

 

Pratique Mindfulness – (Mindfullness é uma nova forma de meditação – meditação para quem não curte meditação)

Mindfulness é uma forma simples e eficaz de meditação que auxilia no controle dos pensamentos e comportamentos indisciplinados. As pessoas que praticam a atenção plena regularmente são mais focados, mesmo quando não está meditando. É uma técnica excelente para ajudar a reduzir o estresse, pois permite reduzir a sensação de estar fora de controle. Essencialmente, mindfulness ajuda a parar de pular de um pensamento para o próximo, o que o impele a ficar ruminando negativos. A meditação mindfullness pode ser feita em qualquer lugar e podem durar de 1 a 3 minutos. No geral, é uma ótima maneira de ajud-alo a passar através de seu dia agitado de uma forma mais calma e produtiva. Ex: antes da refeição, num congestionamento, etc. Com essa “escapada” você acessa outras áreas do seu cérebro. Experimente!

 

Coloque as coisas em perspectiva

Nossas preocupações muitas vezes vêm de nossa própria percepção distorcida dos acontecimentos. Portanto, antes de gastar muito tempo  sobre o que seu chefe disse durante a última reunião de equipe, tome um minuto para colocar a situação em perspectiva. Se você não tem certeza de quando você vai precisar fazer isso, tente procurar por pistas que demonstrem que sua ansiedade pode não ser proporcional ao agente estressor. Se você está pensando em declarações extremas como “Tudo está errado” ou “Nada vai dar certo”, então você precisa parar e  reformular a situação. Uma ótima maneira de corrigir esse padrão de pensamento improdutivo é listar as coisas específicas que realmente estão indo errado, ou que não estão sendo trabalhadas corretamente. Muito provavelmente você verá por cima apenas uma ou duas coisas, não tudo. A chave para manter a calma é lembrar que seus sentimentos estão exagerando a situação, e o âmbito do agente estressor é muito mais limitado do que pode parecer.

 

Use seu sistema de apoio

É tentador, mas totalmente ineficaz, tentar combater tudo sozinho. Para ser calmo e produtivo você precisa reconhecer suas fraquezas, e pedir ajuda quando você precisar. Isto significa acessar seu sistema de apoio quando a situação é bastante difícil e você se sentir sobrecarregado.

Todo mundo tem alguém no trabalho e / ou fora dele, que está  pronto para ajudá-lo a obter o melhor resultado de uma situação difícil. Identifique estes indivíduos em sua vida e faça um esforço para buscar suas ideias e ajuda quando você precisar deles. Algo tão simples como falar sobre suas preocupações irá fornecer uma saída para sua ansiedade e estresse, e o alimentará com uma nova perspectiva sobre a situação. Na maioria das vezes, outras pessoas podem ver uma solução que você não pode, porque eles não estão tão emocionalmente envolvidos na situação. Pedir ajuda irá atenuar sua ansiedade e fortalecer seus relacionamentos com aqueles em quem você confiar.

 

Para finalizar…

Tão simples como essas estratégias podem parecer, eles são difíceis de implementar quando sua mente está tomada pelo estresse. Obrigue-se a tentar utilizar essas estratégias quando estiver sob forte stress, e você vai colher os benefícios que vêm com a gestão controlada e disciplinada do estresse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *