O Verão Está Rachando!

O verão está rachando… hora de correr!

A estação mais quente do ano está a todo vapor (e bota vapor nisso! rsrs) e com isso os cuidados com a alimentação assim como a busca pela atividade física aumentam no objetivo de perder aquelas gordurinhas adquiridas no inverno.
O mais importante é buscar auxilio de profissionais capacitados. “O ideal é procurar o profissional de Educação Física para ver a intensidade e a carga, além de uma avaliação médica para que não traga nenhum risco a saúde, por isso a importância da avaliação física”.
No mundo atual aonde as pessoas estão sempre correndo, muitas vezes é difícil encontrar um tempo para o exercício físico, porém mais que a vaidade, o exercício é importante para a saúde. “As pessoas têm hábitos irregulares na prática de exercício físico, a alimentação também está errada e o dia a dia é corrido, muito stress. Por isso o correto fazer uma academia de forma gradativa, o exercício para o fortalecimento muscular que é o principal”.
Treinos personalizados são importantes para adaptar os exercícios a realidade de cada pessoa, já que muitas têm restrições contra algum tipo de aparelho na academia. De acordo com a professora, pessoas idosas estão ganhando na área de fazer exercícios, já que são mais assíduos e possuem mais tempo para a prática. “Na terceira idade depois da avaliação, sempre começamos com um exercício progressivo, bastante alongamento, intensidade baixa para que seja uma atividade prazerosa também. Para quem é iniciante, o importante é iniciar um exercício, duas vezes por semana está ótimo dá para fazer um treinamento de força, um trabalho cardiovascular e depois ir aumentando. Claro que depende do aluno e da flexibilidade de horário, mas no mínimo três vezes por semana em uma hora já daria para fazer o trabalho completo”.
No verão por ser muito quente muitas vezes a pessoa desanima, acontece de ter a pressão baixa, mas a dica é fazer exercícios com água, natação ou mesmo hidroginástica.

Exercício faz parte do dia a dia
“Tem que pegar o hábito de fazer a atividade o ano todo, tem tantos exercícios para se escolher, para depois não chegar próximo do verão e querer fazer todos os dias da semana sabendo que corre o risco de se lesionar.
Existe muito isso, nessa época aumenta bastante o número de pessoas na academia. Geralmente o aluno passa por uma reavaliação a cada três meses para ajudar a manter o aluno comprometido na ginástica”
Dica para iniciantes na atividade física
“O primeiro passo é fazer uma avaliação, buscar uma academia que tenha um profissional da área, uma modalidade prazerosa para tirar o stress, porque além da procura pelo objetivo que é de melhorar a qualidade de vida e sair do sedentarismo”.
Já que o dia a dia é corrido, tem muito stress, casa, trabalho, tem muitas pessoas que não tinham prática de exercício. A atividade melhora o condicionamento físico mas é importante ele ser praticado de forma regular.

O que comer? O que beber?
Frutas, legumes e verduras são naturalmente ricos em água, o que facilita o trabalho dos rins, que eliminam com mais eficiência os líquidos retidos.
Outro detalhe importante é que hortaliças e frutas são ricas em dois sais minerais, o magnésio e o potássio, que ajudam a neutralizar a retenção hídrica causada pelo sódio.

Chás, água de coco, sucos mesclando frutas e verduras – estas são as bebidas que não podem faltar para quem quer se livrar do inchaço.

Bons hábitos

Diminua o sal da alimentação porque ele promove maior retenção de líquido, principalmente nas refeições do fim do dia, após as 18 horas.
Prefira o sal marinho em vez do sal refinado. Uma boa dica é comprar sal grosso e moer no liquidificador junto com alguma erva desidratadas, tipo salsa, alecrim, tomilho ou orégano.
Abuse de líquidos ao longo do dia, alternando entre sucos de limão e melancia, água de coco e chás diversos.
Para reduzir o sal e conservar o sabor dos pratos, tempere com ervas frescas ou secas, tais como manjericão, orégano, alecrim, salsa, louro, alho, cebola, cebolinha, alho-poró, coentro, noz-moscada, açafrão, pimentas vermelhas e do reino, canela, gengibre, e o que mais a sua imaginação permitir.Fuja dos alimentos industrializados, sempre ricos em sódio.
Quanto mais natural a dieta, e quanto maior o consumo de frutas e hortaliças, melhor será a capacidade de drenagem do corpo. Além de tomar sucos e chás, procure comer sempre uma generosa porção de salada crua e legumes pouco cozidos. Sopas de legumes também são bem vindas.
Até mais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *